Escolha uma Página

Curiosidades sobre o Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça de origem tibetana, provavelmente no século VII e foi ofertado como presente aos imperadores chineses que os criaram até os ingleses conhecerem a raça e difundirem no mundo, desde o início foi desenvolvido para ser um cão de companhia. São alegres e amigáveis, se dão bem com pessoas de todas as idades e com outros animais. Mas podem haver alguns mal-humorados também. São mais compridos do que altos, com focinho bem curto e olhos proeminentes. Tem a pelagem longa e lisa, sendo aceita todas as cores.

Shih Tzu são classificados no grupo toy na maioria dos países, com uma altura entre 8 a 27 centímetros e peso de quatro a sete quilogramas. Assim como a maioria das raças toy, o Shih Tzu amadurece rapidamente, atingindo tamanho adulto por volta dos 10 meses. São muito resistentes e podem viver até os 15 anos de idade em média.

Cuidados com o Shih Tzu

Pelo é um assunto sério quando se trata de um Shih Tzu. A maioria dos donos escolhe uma tosa curta o ano todo, que fica com uma aparência muito boa e é muito fácil de cuidar. Se você deseja manter a pelagem longa e fluida, deve estar preparado para dedicar um tempo considerável aos cuidados com a higiene. Esses cães precisam de banhos semanais com condicionador na pelagem para ajudar a manter os pelos sem emaranhar e escovação diária para evitar que objetos estranhos enrosquem nos pelos.

O Shih Tzu por ser criado para ser um cão de companhia, precisa estar sempre junto de pessoas ou outros animais, requer bastante atenção e carinho e gostam de ser treinados e aprender truques, já que querem ser o centro das atenções.

Problemas comuns do Shih Tzu

O Shih Tzu tem algumas doenças que ocorrem com mais frequência nessa raça, Os olhos são sensíveis e podem desenvolver ceratites, úlceras de córnea e glaucoma. Alergia atópica ou ambiental e trofoalergias, as alergias alimentares também são comuns e se manifestam na pele e causam bastante coceira ao animal. Otites em função dessas alergias são frequentes.

Doenças ortopédicas como luxação de patela, displasia de coxofemoral e lesões em coluna acontecem bastante por ser uma raça que é ativa e pula bastante.Além das doenças que aparecem no decorrer do envelhecimento como artroses, cardiopatias e problemas renais.

Como são cães que também tem vida longa, se recomenda o check-up veterinário a partir dos 6 anos, para diagnosticar precocemente e muitas vezes, retardar o aparecimento dessas doenças.

Ficou alguma dúvida?

A Médica Veterinária Geovanna Dal Piva (CRMV/SC 2728) é responsável por cuidar da saúde do seu 🐶 PET 🐱 aqui na Saúde Animal.
Precisou de Consulta Veterinária? Vacinas? Banho e Tosa?
LIGUE 👇🏻 e Agende Seu Horário!
📞 (49) 3226-1324 | 📲 (49) 98411-0450
📫 Av. Dom Pedro II, 299 – Coral, Lages- SC (Anexo ao Marin)